Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Ricardo Alexandre vulgo Geleia





Sonoridade caótica , revoltante noise , atrito social , mca e crumbs for the pigts. Falando sobre sua trajetória no movimento punk e seus antigos e novos projetos.. 

1 .bom meu mano como a gente sabe você tem uma bagagem enorme no movimento punk , fale sobre você e como isso tudo começou.Salve Nandor!! Cara sinceramente não creio que eu tenha uma bagagem tão grande dentro da movimentação Punk, hoje vejo que poderia ter feito muito mais. Sempre fui inquieto, teimoso questionador, desde pequenino vi no Punk algo que não encontrava em outros lugares, havia na cidade alguns indivíduos que viviam o Punk e eu os seguia de longe, observando as atitudes o "vizu", mas não me aproximava muito, por medo ou até cabreragem mesmo, isto em 1986/87...

2.qual foi o seu primeiro contato com o punk ,como surgiu a atrito social e quem foi os integrantes e o período de duração?

Em 1988 minha família se mudou para a vila Formosa e lá minha  história com o Punk virou, me juntei aos Punks da Boa Vista, imagine passar o dia ouvindo som e a noite caminhar pelo centro da cidade arrumando treta e cometendo pequenos delitos... Deixei essa postura de menino de rua logo que iniciei minha amizade com o Reginaldo Ignácio, comecei a trocar correspondências adquirir zines e tapes e a estudar o anarquismo e procurar entender o que estava acontecendo com o mundo e o que era preciso fazer, planejamos formar uma banda, só os dois pois íamos aos ensaios da MAYHEM DECAY CUDGEL e imaginávamos ser algo simples e fácil, acho que pelo grande entrosamento entre o César e o Leonardo e pelos equipamentos improvisados na garagem... Mas não tinhamos local nem sabíamos tocar. Logo o Rod Mac sabendo disso nos ofereceu sua casa para ensaios levei minha bateria o Mark  ligou a guitarra em um aparelho toca discos, o Reginaldo chegou com um baixo emprestado aí surgiu a Atrito Social acho que era 1992 e dura até hoje....
3.sonoridade caótica tem uma história emblemática na cena punk francana  e mundo a fora . Mas poucos sabem como surgiu esse nome e como depois virou uma banda pelo que sabemos teve 2 formações. Qual que se estabilizou e como isso tudo começou?Durante o período que levamos a Sonoridade Caótica a cidade vivia um bom momento no cenário underground, havia inúmeros locais para tocar graças ao Batista Kavernista tocamos muito e  conseguimos atingir um grande número de pessoas que se identificaram com nossas idéias. O nome veio do Zine que eu e o Reginaldo fazíamos,  daí criamos um projeto banda com o César e o Leonardo no qual gravamos um split tape. Quando decidimos voltar a tocar eu e o Leonardo Estevam adotamos este nome, depois convidamos o Fred pro baixo e fizemos muita coisa juntos.
4.mano qual a sua visão do punk atual  com a do punk dos anos 80 ? O que mudou para você na sua visão desde atitude até a sonoridade?A visão que tenho da atualidade Punk é que este enfrenta os mesmos problemas de sempre, desunião desinformação deturpação. A sonoridade também não creio que mudou... O punk atual tem mais palavras do que ações, acho que pela facilidade de comunicação.
5.uma pergunta que nos da raza odiada não deixa passar em branco .. política de extrema direita , pandemia atual e uma porcentagem cega da população brasileira, os que se revelaram a extrema direita , os que você já desconfiava e os que você nem desconfiava . Qual foi o seu sentimento e sua reação ? Isso te afetou de certa forma ? Com essas atitudes de alguns?Cara esse processo de lavagem cerebral bolsonarista tem obtido êxito na formação de um exército anencéfalo. A ascenção da direita burra serviu para que as pessoas revelassem o que elas realmente são. Antes eu debatia nas redes sociais mas logo vi que não vale a pena, com fascista não há conversa.
6.o mukifo records. O local de ensaios da antiga sonoridade caótica aquele velho e bom café Pos ensaios .rs. Quem frequentava o local e como foi projetado ? Eo tempo de duração?O Mukifo Resist Punk era a casa dos fundos da minha casa, ali ensaiamos produzimos gravamos nós divertimos e recebemos muitos amigos, Punk's Bangers, moradores do bairro, etc...  Foram 5 anos de atividades sempre espontâneas sem regras nem padrões.
7.mano fale sobre um pouco de cada um que passou por essas bandas todas e como conheceu. Como Bruce , Cesar, Tiago Morato , Reginaldo ,Xuxa, Marcão , Fred, podrão e o feijão.Sempre tive muita facilidade em fazer amigos, cada pessoas que fez parte do meu círculo de amizade são muito especiais, conheci o César e o Bruce durante o Underground Festival no clube dos Bagres, o Morato nós rolês da Sonoridade no D.A... o Reginaldo o Xuxa e o Marcos não me lembro.. o Fred conheci na rua, o Podrão sempre foi uma lenda aqui na cidade desde novo  o Feijão conheci junto com o Morato....e vc conheci onde hein? Kkkk
Qual foi atuação de cada um nas bandas ?Na Sonoridade Caótica o César tocou guitarra o Leonardo baixo o Reginaldo vocal e eu bateria,  o Morato tocava guitarra e vocal na Revoltante Noise e o Feijão tocou baixo e eu bateria, o Reginaldo na Atrito Social é o vocal o Marcos guitarra e o Xuxa bateria e eu baixo. O Podrão foi produtor de nossas gravações na Sonoridade Caótica onde o Fred tocava baixo o Leonardo bateria e eu guitarra e vocal.
8.M.C.A. Massacre cacofônico auditivo um projeto seu e do bruce. Como foi o processo de criação e quantas faixas foi faixas foi gravada ?
Cara esse projeto vem desde a segunda demo da Sonoridade Caótica, nele fazemos um som grindnoise criados espontaneamente mas sempre nomeados como forma de expressão de nossas idéias. Não sei precisar o número de faixas gravadas, mas temos diversas demo tape e cdr.
9.com a saída do Bruce do sonoridade caótica, a entrada do podrão na banda. E depois o Clebim entro e assumiu a batera . O que você sentiu com esses entra e sai de alguns ? E qual foi a sua visão ea do Fred na geral nesse meio tempo ? Quando o Leonardo decidiu sair tínhamos alguns shows agendados e o Podrão e o Cléber nos deu suporte para cumprir. Com a saída do Leonardo logo percebi que não daria pra continuar com a Sonoridade Caótica por vários motivos, tentamos eu e Fred dar sequência, mas não rolou, o Brunão também fez um gig conosco.
10.quando a sonoridade caótica acabou ? Onde foi ?, qual foi o impacto da sua decisão, como ficou seu relacionamento com ex integrantes?Não posso dizer que acabou pois vez ou outra algo acontece, as vezes faço batera e vocal e o Podrão a guitarra as vezes componho algum som novo escrevo uma letra , por isso não acho que acabou.... Só está hibernando... Nossa amizade é a mesma mas com menos contato mas a consideração e o respeito continuam.

A gente sabe que foi uma perca enorme ..para o movimento punk em Franca . E sua dificuldades que passou na vida que poucos acompanharam .

Como ficou sua vida após isso tudo ?Cara a quebra de uma rotina agitada com muita atividade pessoas contatos ideias sonhos da um "baque" mas é vida que segue
11.revoltante noise fale um pouco sobre essa trituração sonora . E quem foi os integrantes ?O Revoltante Noise vinha de outra formação até que foi ensaiar no Mukifo e eu assumi as baquetas, e o Morato tocava guitarra e vocal e o Feijão baixo e voz. Gostei muito de tocar nesta banda. Éramos muito entrosados em tudo.
Mano quando a sonoridade caótica acabou , foi um impacto grande certo .depois disso que banda surgiu na sequência e dando o legado ea continuidade do punk em Franca?E quem foi ?Mano o Chute na Cara abraçou a bronca e fez acontecer.
13.acertos , desacertos, amigos , furadas, alegrias , constrangimentos.. nos fale um pouco sobre isso tudo ? E qual a sua ideia hoje sobre isso tudo ?Numa movimentação rola muita coisa boa e ruim.
O bacana é quando da certo os planos, seja de uma panfletagem ou um gig. O maior desacerto é deixar que pessoas negativas te coloque pra baixo e o faça desistir. Hoje decidi me dedicar a minha família.
14.sobre a linha do punk na parte sonora ela e vasta .. tem a linha britânica , americana ,a finlandesa e até a própria brasileira. Qual linha você se indentifica mais ?Particularmente prefiro a linha finlandesa, mais crua no hardcore, já no grind gosto de bandas do Japão e Ásia.

Cite 3 bandas que marcou você ? E que mais te influenciou?

Delinquentes, Pós Guerra e Discarga Violenta

Um lema punk que você carrega contigo até hoje ?

Faça você Mesmo!

Indicação de um livro anarquista para o público do raza odiada .

Gosto dos escritos do Malatesta.

Mano fale mais sobre esse projeto novo ECRUMBS FOR THE PIGST ?

É um projeto Harsh, faço sozinho.. Gravo guitarra ruídos gritos etc ...

Uma gig que Marco na sua vida ?

A gig Holocausto  sonoro então no Santa Efigênia. Organizamos e deu tudo certo

Bom meu mano . Obrigado pela sua presença na raza odiada . Deixe um recado para quem está iniciando como banda e organizador de eventos . Um forte abraço e aquelas 2 frases punks not dead e do it your self .. viva ( A ) .. um forte abraço a você força..

Eu que agradeço a vc Boca. Forte Abraço.
Cara quem ta começando é muito importante que acredite sempre, não desista nunca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em breve entrevista com a banda “Test”  Tour jogo humano 

Pinscher Attack Monte Azul Paulista SP

Atestado de Óbito Monte Azul Paulista SP